Seguidores

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Obra duvidosa e desnecessária

 


Não existe crença mais persistente e mais influente do que a crença no fato de que gastos governamentais são benéficos para todos.  Em todos os cantos do globo eles são apresentados como a solução para todas as mazelas econômicas.  A indústria em Novo Progresso não existe   , então podemos substitui-la por meio de gastos governamentais.  O desemprego está alto?  Culpa do "insuficiente poder aquisitivo das pessoas".  O remédio, claro, é óbvio: aumentar os gastos do governo no município.
Dizem-nos que o governo pode gastar livremente sem ter de tributar; que pode continuar a acumular dívidas sem jamais ter de liquidá-las, pois "nós devemos a nós mesmos”.  Devemos aqui dizer, simplesmente, que todos os gastos governamentais terão, na prática, de ser pagos pela tributação.
 
O que explicaria o prefeito em fazer uma gigantesca abertura no barranco, que não atrapalha em nada o prédio da prefeitura e que eleva o visual de sua propriedade (foto)?
 
No portal da transparência do município de Novo Progresso, não consta gastos com este tipo de excesso e abuso do dinheiro público, igual foi a primeira investida da prefeitura, abriu uma rua para dar acesso a residência do prefeito com máquinas pública.
Na verdade o orçamento do município aprovado em 2012 para ser executado em 2013 já deve ter sido atropelado de toda forma e tamanho, nada se cumpre, talvez no papel, enquanto isto a atual gestão inventa e aproveita para fazer obras sem significado e contrariando até aos nobres vereadores. Lembramos o fato do Vereador Sebastião Bueno (PT) e Chico Souza (PMDB), ter chamado atenção do prefeito Osvaldo Romanholi (PR), para parar com obra dos pneus no canteiro da rodovia BR-163, dentro do perímetro urbano da cidade,  o motivo seria proliferação do mosquito da dengue , fato ignorado pelo prefeito que continua a colocar pneus nas palmeiras já crescidas nos canteiros, como forma de utilizar os pneus sem beneficio nenhum para tal feito. As palmeiras estão adultas fora de perigo de serem danificadas, e os pneus mesmo com terra , podem ser  o local de criação do mosquito que transfere em doença para a população.
Não é nosso intuito aqui discorrer sobre questões morais, no que tange à construção destas  obras com dinheiro público.  Interessa-nos apenas apontar o erro em argumentos mais frequentemente apresentados a favor desse tipo de construção.  Um, é o de que ela "não tem necessidade diante de tantas para o município"; o outro é o risco da doença,  ambos os argumentos vem bater de frente com a falta de politíca pública, para realmente ver o que a população pensa e fazer as obras certas para a cidade.
Somos nós os contribuintes, é fácil de observar que Novo Progresso não tem crescido em termos de benfeitoria para a população, PSFs sem medicamentos, estradas vicinais intrafegáveis, ruas da cidade sem condições de tráfego e o matagal tomando conta nos lotes sem edificações e as margens das ruas (calçadas), o verdadeiro caos administrativo está instalado no município,  má aplicação do recurso público,  sem planejamento o município continua  mal e pode vir a ficar pior.
O mesmo raciocínio aplica-se, naturalmente, a quaisquer outros tipos de obras públicas sem necessidade.
A população clama por melhorias na: Saúde, Educação, Vicinais, Escolas, pavimentação Asfáltica, condições normais de trafegar pelas ruas e acesso aos bairros da cidade, atendimento digno no hospital,etc...  As famílias de baixa renda clamam  também, por exemplo, à construção com fundos públicos de habitações para pessoas de baixa renda.  Promessa desde a posse que somente em 2013, o prefeito entregaria mil casas populares para os progressenses, até o presente momento não  foi entregue nenhuma, é desconhecido por nós. O que acontece é que o dinheiro é arrancado, por meio de impostos, e as obras deveriam ser mais objetivas e necessárias. Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do ProgressoVEJA AS FOTOS









Pneus na Rodovia