Seguidores

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Prefeito de Novo Progresso e filha tem área embargada pelo IBAMA


Pai e filha estão na lista dos desmatadores da Amazônia e passam a responder por crime ambiental.

Os agentes Ambientais do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Novo Progresso,  embargou nesta semana aproximadamente 700 hectares de áreas desmatadas ilegalmente, o equivalente a 700 campos de futebol do Prefeito de Novo Progresso, o madeireiro  Osvaldo Romanholi (PR).

A área está localizada no KM 1.065,5 á 1.066 lado esquerdo da rodovia Cuiabá/Santarém, distante 21 quilômetros da cidade de Novo Progresso, e a multa pode chegar ao montante de   mais de R$ 3,5 milhões de reais.

O imóvel está declarado  na receita federal sob o nº: 6343524-1 e foi adquirida pelo proprietário que hoje é prefeito de Novo Progresso, senhor Osvaldo Romanholi em 2003.

Segundo o Ibama o desmate ocorreu em meados de 2009, onde foram desmatados sem autorização do órgão ambiental aproximadamente 300 alqueires de mata virgem naquela localidade, e só agora foi possível localizar e punir o infrator, disse. A pastagem estava arrendado para terceiro.

Em 2010, o prefeito de Novo Progresso Osvaldo Romanholi desmatou próximo de  1.126 quilômetros quadrados de floresta, desmate  contribuiu para elevar o índice que elevou (na época) ao aumento de 20% em relação a 2009, de acordo com os dados  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para a região.

A possiblidade de o desmatamento estar ligado com a exploração ilegal de madeira.

Já sua filha Grasieli Gomes Romanholi,  foi localizada após inúmeras tentativas de localizar o proprietário sem sucesso, a área estava no sistema do IBAMA, como sem dono e só foi possível após o atual proprietário apresentar o contrato de compra e venda, aonde a filha do prefeito, Grasieli Romanholi  aparece como vendedora de uma área de terra da união com desmatamento em 2011, o imóvel denominado “Fazenda Gransline”, localizado no ramal Diamantino, foi retirado a madeira ilegalmente , desmatado para formação de pasto e  vendido posteriormente. Grasieli já foi notificada e vai ser multada, área já estava embargada.

A operação do Ibama está atuando  principalmente no município de Novo Progresso, aonde concentra um índice elevado de desmatamento abrangendo os municípios de Altamira, Itaituba e Novo Progresso. Deflagrada no começo de dezembro de 2012, a Operação “Hiléia Patria” em conjunto com exército, força nacional, Icmbio e Ibama.

Segundo o Ibama a operação  não tem prazo para terminar. Novas propriedades serão vistoriadas e poderá haver mais gado aprendido no município. A duração da operação dependerá da disposição dos infratores, de retirar os rebanhos das demais áreas desmatadas ilegalmente e cujos embargos não estão sendo respeitados na região.

Atualmente, o cadastro de áreas embargadas do Ibama registra centenas de propriedades embargadas na região.

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso com informação 

Prefeito de Novo Progresso Osvaldo Romanholi e filha notificados pelo IBAMA