Seguidores

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ibama apreende 569 cabeças de gado em área embargada em Novo Progresso

Foto -Ibama-divulgação

Fiscais do Ibama ocuparam uma  fazenda nas proximidades da comunidade de Santa Julia, distante 35 quilômetros da cidade de Novo Progresso,  que segundo o órgão ambiental criavam gado em área desmatada e embargada naquela região. Após ocupação, sem aparecer o proprietário da fazenda e dos bovinos foram apreendidos 569 cabeças de bovinos avaliados em aproximadamente  430 mil reais.

Os bovinos foram retirados da área embargada no último dia 18 de Outubro, está em uma  área arrendada pelo IBAMA por 10 dias e vai ser doado para Prefeitura Municipal de Novo Progresso, para merenda escolar e  programas sociais do governo municipal. Segundo o Ibama, vai ser informado ao Ministério Público sobre a doação para que seja feito a fiscalização e que realmente o gado doado tenha este fim social no município.
 
O desmate que gerou o embargo da área foi detectado em 2009 , mesmo assim criavam gado ilegalmente , disse o Ibama.

 
O Ibama já notificou a ADEPARA para saber quem é o proprietário dos bovinos para providências.


A ação faz parte da operação conjunta com exército, Ibama e Força Nacional, com base em Novo Progresso denominada “Hileia Pátria”, que combate o desmatamento e a pecuária ilegal em cinco regiões da Amazônia Legal localizadas no Pará, no Mato Grosso e no Amazonas.
 

A operação  não tem prazo para terminar. Segundo informou o Ibama, outras propriedades  já estão embargadas e outras serão vistoriadas e poderá haver mais gado apreendido na região. A duração da operação dependerá da disposição dos infratores, de retirar os rebanhos das demais áreas desmatadas ilegalmente e cujos embargos não estão sendo respeitados na região, disse.

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso / com informações Nelson Feitosa  (ASCOM/Ibama–Belém-PA)