Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2012

BR 163-Fiscais ambientais sofrem emboscada no Pará

Uma equipe de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi abordada na BR-163, próximo à Cachoeira da Serra, no município de Novo Progresso, por homens armados que utilizavam coletes à prova de balas e máscaras, nesta quarta-feira (28).

Os veículos da fiscalização foram obrigados a parar por causa dos troncos que estavam caídos no meio da pista, impedindo a passagem. Policiais ambientais do Pará, que acompanhavam os fiscais durante a viagem, trocaram tiros com os 'mascarados', que acabaram fugindo para o mato. Nenhum dos agentes foi ferido.

Segundo a assessoria de comunicação do Ibama, há cerca de duas semanas,  Ibama, ICMBio e Polícia Ambiental do Pará estão na região para combater o desmatamento ilegal. Ontem, durante sobrevoo com o helicóptero do instituto, identificou-se um acampamento e uma grande área de floresta derrubada.
A equipe, então, desembarcou próximo ao local para monitorar as ações e o helicóptero retornou à base para buscar apoio terrestre. Na manhã de hoje, duas caminhonetes com fiscais e policiais seguiam para a localidade quando houve o confronto.

Os fiscais que permaneceram a noite aguardando a equipe de apoio foram resgatados no final desta manhã pelo helicóptero do Ibama.

De acordo com o Instituto, não é a primeira vez que a fiscalização do Ibama enfrenta problemas na região de Cachoeira da Serra. Em 2007, uma equipe apreendeu dez caminhões carregados de madeira ilegal e, quando passou pelo distrito, foi cercada pela população, que estava revoltada.Redação Portal ORM, com informações do Ibama/

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br